terça-feira, 8 de setembro de 2009

Arte Indígena







Na epóca do descobrimento, existia cerca de 6 milhões de índios. Depois dos tempos de matança, escravismo e catequização forçada, a população teve um grande decréscimo. Nos anos 50 , segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil. Contando os que vivem em centros urbanos, ultrapassam os 300.000. No total, quase 12% do território nacional, pertence aos índios.










Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca.













A arte se mistura a vida cotidiana. Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações . A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribo. A pintura corporal, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena.
Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos. Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.

















Postado por:
ADRIANE RAMOS SOUSA

11 comentários:

  1. As pinturas no rosto dos índios representam diferentes tem significados variados a partir de suas cores e formas, como: alegria, comemoração, agressividade, luto e outros.

    ResponderExcluir
  2. A arte indigena é muito importante para nos brasileiros pois nos somos parte da sua cultura
    Ela nos mostra suas culturas e os aspectos importantes dos indios...
    A pintura no seus corpos e suas peças artesanais são as grandes caracteristicas da arte indigena

    ResponderExcluir
  3. Pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defende-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser.
    Fonte:http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM!!!!!
    Estou goistando dos comentários!!

    Obs:
    Somente estes seguidores?!!!

    Será que não podíamos enriquecer mais o conteúdo deste Blog?

    Vocês estão no caminho certo!!!

    ResponderExcluir
  5. Os olhos e as mentes intelectuais da humanidade começaram no séc. XX a reconhecer os povos nativos como culturas diferentes das civilizações oficiais e vislumbraram contribuições sociais e ambientais deixadas pelos guerreiros que tiveram o sonho como professores. Mas a maior contribuição que os povos da floresta podem deixar ao homem branco é a prática de ser uno com a natureza interna de si.
    Nos dias comuns a pintura corporal pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.


    http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html

    ResponderExcluir
  6. Geralmente a arte indígena manifesta-se através de cânticos, vestuários utensílios, pela pintura corporal, escarificação e perfuração da pele, através de danças entre outros, sendo estes raramente produzidos com o intuito de serem arte propriamente dito. Podemos dizer que na sociedade indígena não existe uma delimitação entre arte e atividade puramente técnica. De mesma forma encontram-se aspectos rituais na produção dos artefatos que são antes de tudo artística.

    http://www.desvendar.com/especiais/indio/arte.asp

    ResponderExcluir
  7. os indios sao muitos bonitinhos pra outras pessoas mais pra mim ele e uma pessoa normal

    ResponderExcluir
  8. Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas.

    ResponderExcluir
  9. Nós mulheres tambem nos pintamos para irmos a uma festa, nos maquiamos,perfumamos,vestimos uma roupa mais enfeitada,nos adornamos com anéis, colares, brincos,os homens se perfumam se vestem com mais zelo, arrumam o cabelo,a quem goste do tipo moicano ,somos todos iguais, uns mais estravagantes outros retraídos,enfim, somos todos filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Gostei aqu tem tudo que eu preciso saber e ainda mais que vou precisar

    ResponderExcluir