sábado, 3 de outubro de 2009

Pintura Corporal Indígena




Pintura Corporal Indígena

Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”. A pintura corporal para os indios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro.O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.A etnia Tenharim, do Amazonas, faz desenhos de bolas em todo o corpo para se caracterizar. Homens usam desenhos maiores para se diferenciarem das mulheres e imporem uma posição de liderança. Já na aldeia Tapirapé, do Mato Grosso, homens podem usar as mesmas figuras das mulheres, mas as mulheres não podem usar as dos homens. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza.











Postado por: Adriane Ramos

51 comentários:

  1. A produção artística das sociedades indígenas cumpre um objetivo sócio - cultural determinado, conforme a estrutura social de cada grupo. É a expressão dos códigos simbólicos produzidos e compartilhados por cada povo a partir de suas experiências e relações com a natureza, entre si e com o sagrado. Estes elementos mostram seu modo de viver, entender e perceber o mundo.
    A cultura material indígena é produzida a partir de sua realidade. Isto envolve recursos naturais disponíveis, finalidade, tecnologia, concepções religiosas, estéticas e filosóficas. Esta junção de elementos acaba por influenciar nas tendências artísticas de cada grupo como: plumária, cestaria, cerâmica e ainda a pintura corporal. Cada peça produzida tem função específica , demonstrando que os índios associam arte e trabalho.
    http://www.cdpara.pa.gov.br/arte.php

    ResponderExcluir
  2. Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucu, Babaçu, etc.A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escultamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os indios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje. A tatuagem e a maquiagem é um grande exemplo de pintura corporal que é usada por pessoas de diversas partes do mundo. Isso acontece desde tempos imemoriaveis, mas é firme ate os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  3. As formas de expressão na pintura corporal indígena são muito variadas e retratam os sentimentos desse povo. Pintam o corpo para enfeitá-lo, para defendê-lo do sol, dos insetos e, também, dos maus espíritos. As tintas são preparadas por eles e as cores têm a ver com o estado de espírito. Enfim, as pinturas falam, dão recados.

    As crianças aprenderam a produzir as tintas utilizadas na pintura corporal, feitas à base de urucum, carvão macerado e até mesmo amoras, tal qual as utilizadas pelos índios. Aprenderam também a pintar o próprio corpo e quais os significados dos símbolos e desenhos que compõem essa pintura. Além disso, os alunos confeccionaram colares e braceletes com sementes de buriti, cascalho de coco e penas.

    http://www.colegiofriburgo.com.br/blog/?tag=pintura-corporal-indigena

    ResponderExcluir
  4. Pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defende-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser.

    ResponderExcluir
  5. Um aspecto importante a ressaltar: a arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra.

    http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm#A arte dos índios brasileiros

    ResponderExcluir
  6. a arte indígena é muito importante e interessante pela sua cultura, raça, sua arte e etc.

    ResponderExcluir
  7. bem legal eu nao fazia ideia de tudo isso adorei

    ResponderExcluir
  8. Porque os indios se pintam?

    Como os indios viviam?

    Como era feita as casas?

    Onde eles usavam os traçados?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Além de ser ignorante, você fez um comentário completamente desnecessário.

      Excluir
  11. amo amo amo pinturas indigenas estudo muitoo sobre isso acho todas muitoo lindass

    ResponderExcluir
  12. a pintura indigena é uma arte em vida sei disso pq sou descendente de indio sei de todos os tipos de pinturas e a que mais gosto é a linha vermelha entre os olhos é a mais bonita e a q mais costumava usar no tempo em q a minha biza india era viva amei todass as pinturas e como já tinha dito antes estudo tudo sobre isso e sei de muitaa coisaa .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Saberia me explicar o significado da cor vermelha (A mais viva e bela) nestas pinturas? Sou musico xamânico e escritor e estou estudando a cultura indígena.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem.
    deixei esse pequeno paragráfo sobre as pinturas q estudooo assim vcs podem ver q sou uma indigena d sague

    ResponderExcluir
  14. as cores e os desenhos são excelente

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. quero fazer em mim! No brasil existe esse tipo de pintura até Pra quem nao é indígena ' .cobre tudooo mesmo se quiser até as partes intimas pessoais!

    ResponderExcluir
  17. muito bom!! tem ótimas informações e me ajudou muito no meu trabalho.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  18. BOM ME AJUDOU A FAZER UM TRABALHO DE ARTES MUITO OBRIGADO
    :D :D :D

    ResponderExcluir
  19. A pintura indígena é um dos elementos primordial para suas manifestações culturais e mobilizações nas causas indígenas... me tornei o maior pintor na etnia POTIGUARA PB. Manoel Pereira dos Santos (Manézio)

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, gostaria de saber se existe alguma pintura corporal indígena relacionada diretamente aos goytacazes?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. silvathamiy@gmail.com
    que coresd eles usavaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  23. silvathamiy@gmail.com
    que coresd eles usavaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  24. muito bom legal e mito interessante

    ResponderExcluir
  25. muito bom legal e mito interessante

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. mas nao mostra qual sao os povos que utilisam

    ResponderExcluir
  28. mas nao mostra qual sao os povos que utilisam

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Vou realizar em 2018 um longa metragem baseado na obra I JUCA PIRAMA. Gostaria de participação e contatos com pesquisadores de arte e costume indígenas.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Alguém sabe me dizer o quais sãos os significado dessas 3 pinturas ?

    ResponderExcluir